NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Web Design vs. Web Development: o que os distingue?
08 Abr 2020

Nos dias que correm, a “concorrência” entre as pesquisas por Web Design e por Web Development (Desenvolvimento Web) parece feroz, algo que acontece porque, na verdade, a maioria das pessoas não conhece estes conceitos e assume-os como sendo a mesma coisa. No entanto, apesar de complementares – e sendo esta complementaridade que nos permite desenvolver projetos web de topo -, há uma clara diferença entre as duas áreas e que é notável no processo de desenvolvimento de um website, por exemplo. Vejamos como ambas nos poderão ajudar.

 

Web Design vs. Web Development

 

Antes de percebermos as diferenças entre Web Design e Web Development é importante percebermos também o que têm em comum: ambas permitem a construção de sistemas web, seja um website, seja qualquer outro software. A junção entre ambas as técnicas é o que nos permite obter páginas web que são simultaneamente funcionais, esteticamente atraentes e de fácil navegação.

 

Mas como é que cada uma das áreas contribui individualmente para esta construção? Enquanto o Web Design é responsável pelo aspeto visual e estético, e pela usabilidade, o Web Development pega nesse trabalho de design e transforma-o em páginas funcionais e possíveis de serem apresentadas aos utilizadores. Web Designers desenham, Web Developers codificam. Web Designers projetam a ideia, Web Developers põe-na em prática. Veremos mais detalhadamente como se desenrola o trabalho de cada um destes.

 

 

Web Design

 

A forma mais fácil de descrever o trabalho de um Web Designer é afirmando que este torna o nosso website bonito e apelativo. É ele quem projeta o estilo e, por sua vez, o sentimento que este irá despertar nos utilizadores quando navegarem no seu site. Ainda assim, é importante sublinhar que estes também recorrem ao código, através de HTML ou CSS, não se limitando a fazer esta projeção através de Photoshop ou Illustrator.

 

Tal como em qualquer outra área, também no Web Design os profissionais poderão especializar-se numa área mais específica, sendo estas o Design User Experience (UX) e o Design User Interface (UI). Apesar de diferentes, ambas se focam em melhorar a experiência do utilizador quando interage consigo online, existindo assim duas formas de o fazer:

 

1. Design User Experience (UX)

 

O Design UX tem como função construir um website com uma base sólida, que mantenha os utilizadores “viciados”. O objetivo é sempre pesquisar e conhecer o target da marca, de forma a criar uma experiência positiva e levando-os a regressar ao website, algo que é possível quando apostamos nas seguintes características:

  • Design adaptável a qualquer dispositivo;

  • Páginas de rápido carregamento e intuitivas;

  • Páginas seguras;

  • Cores agradáveis;

  • Layout equilibrado;

  • Ênfase em elementos realmente importantes;

  • Consistência.

 

2. Design User Interface (UI)

 

Por outro lado, o Design UI consiste em melhorar a forma como os utilizadores interagem com a interface de um website. Os Designers UI transformam ideias e valores complexos em elementos e layouts apelativos e fáceis de navegar. Isto é feito através de botões, menus e qualquer outro elemento que permite a interação entre utilizador e interface.

 

Em suma, o Design UX envolve um processo de pesquisa e conhecimento do utilizador com o objetivo de criar uma base que vai, posteriormente, suportar a estética (aspeto e sentimentos) criada pelo Design UI.

 

 

Web Development

 

Os profissionais do Web Development (Desenvolvimento Web), também conhecidos por programadores, põem em prática o design projetado pelos Web Designers, construindo um website funcional. De uma forma muito prática: o design é como se fosse uma simples imagem do website, sem botões ou menus interativos. É aqui que entram os programadores, que pegam nessa “imagem” e dão vida a cada um dos seus elementos.

 

Também nesta área, os profissionais se poderão especializar noutras funções mais específicas, das quais se destacam o Back-end Developer, o Front-end Developer e o Full-stack Developer.

 

1. Back-end Developer

 

O Back-end Developer é quem desenha o back-end de um sistema, ou seja, toda a estrutura principal por detrás deste. É aqui que surgem os códigos infinitos e dos quais muitos de nós pouco ou nada entendem, sendo que os desenvolvedores trabalham com programas como o JAVA, SQL e #C. O seu trabalho ronda muito em torno de lógica e de funcionalidade, assim como, de processos de teste e de correção de erros.

 

2. Front-end Developer

 

As funções de um Front-end Developer passam por construir aquilo que o utilizador vê no website (front-end), estando, assim, intimamente ligadas ao Web Design. No entanto, esta especialização não envolve tanto a estética, mas sim a construção de elementos com que o utilizador consiga interagir (por exemplo, a criação de formulários). A grande diferença face a um Back-end Developer é que estes, apesar de também trabalharem com código (através de HTML, CSS ou JavaScript), constroem aquilo que é visível aos olhos dos utilizadores, e não o que fica “por trás”.

 

3. Full-stack Developer

 

Um Full-stack Developer é uma junção entre um Back-end Developer e um Front-end Developer, pois trabalha em ambas as frentes (back-end e front-end). De uma forma muito sucinta, este é o expert do desenvolvimento web, pois reúne conhecimentos que lhe permitem fazer de tudo um pouco.

 

 

Notas finais

 

Depois de ler este artigo possivelmente percebeu que apesar das designações serem muito semelhantes, Web Design e Web Development são conceitos completamente distintos. No entanto, é importante destacar que, na grande maioria das vezes, estes trabalham em conjunto, e é esta combinação que lhe vai permitir construir um website ou qualquer outro sistema com a melhor experiência para os seus utilizadores.


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO