NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Sermos vistos para sermos lembrados
12 Fev 2020

Tal como abordámos anteriormente, o ano de 2020 vai continuar a ser marcado pela tendência dos utilizadores se sentirem mais atraídos por marcas que apostam em experiências visuais. Esta semana iremos abordar este tipo de experiências e através de que forma as marcas se poderão posicionar na frente dos seus concorrentes.

 

A regra é: sermos vistos para sermos lembrados. Sabemos que no último ano as pesquisas a partir de imagens têm crescido, assim como o vídeo se tem vindo a tornar no formato que produz maior interação com os consumidores. A grande maioria dos utilizadores descobre um novo produto ou uma nova marca através de vídeos, o que faz com que estes constituam uma oportunidade de ouro para os profissionais de Marketing. A Criteo prevê que, durante este ano, o investimento em publicidade em vídeo dispare – essencialmente nas apps -, impulsionando os marketplaces privados.

 

Por sua vez, o comportamento de compra desses mesmos utilizadores tem-se tornado cada vez mais imprevisível. Por mais tendências que possamos desenhar, esse processo deixou de ser linear – descobrir, ponderar e comprar -, o que exige que as marcas estejam presentes em todo o lado, em todos os formatos e a qualquer hora. Assim conseguirão antecipar estes comportamentos e dar resposta às necessidades dos consumidores.

 

Para tal, a Google desenvolveu novos formatos de anúncios nos motores de pesquisa, sendo que cada um desempenha um papel específico nesta tarefa tão confusa que é, atualmente, decifrar o cérebro do consumidor.

 

  • Gallery

Provavelmente já fez uma pesquisa no Google e deparou-se, logo nos primeiros resultados, com uma galeria de imagens que promove um determinado produto/serviço. Essa galeria é uma das possibilidades que a Google oferece para as marcas explorarem a interação com o seu público. É um formato quase 100% visual e que possibilita até que as marcas criem uma conversa com essas pessoas, na tentativa de influenciar o processo de decisão.

 

  • Showcase

Igualmente nos momentos de pesquisa em motores de busca, as marcas têm também a oportunidade de criar um catálogo online simplificado com os seus produtos. Por exemplo, se pesquisar por “beliche” é provável que surja um conjunto de imagens da mesma marca, promovendo os seus beliches.

 

  • Discover

As campanhas Discover vão mais longe: para além de aparecerem no painel de pesquisa surgem também no feed do Youtube e na aba de promoções do Gmail. Este formato oferece às marcas mais possibilidades de alcançar maior alcance, bem como de interagir com os consumidores para além dos motores de pesquisa.

 

Se sente que a sua marca está a perder terreno para a concorrência lembre-se que das lições mais relevantes em Marketing – digital ou não - é estar sempre a par das tendências. Crie experiências visuais atrativas e relevantes para o seu público-alvo e esteja presente em todos os passos que a sua buyer persona dá ao longo de todo o processo de compra. Por último, aproveite oportunidades como a época de saldos para testar estes novos formatos e se conectar com os consumidores.