Alguma vez pensou que poderiam existir vários tipos de redes sociais? Quando falamos no termo “redes sociais”, geralmente pensamos em Facebook, Instagram ou LinkedIn e englobamo-las todas na mesma categoria. No entanto, face às diferenças que todas elas apresentam entre si, as redes sociais podem ser divididas em 5 categorias:
-
Redes (puramente) sociais;
-
Redes de partilha de media;
-
Redes de blogues sociais;
-
Redes de discussão;
-
Redes de reviews.
1. Redes (puramente) sociais
Quando falamos em redes (puramente) sociais falamos daquelas que utilizamos no dia-a-dia para interagir com amigos e marcas, isto é, aquelas que têm como grande objetivo socializar. São também conhecidas como “plataformas de relações”, pois potenciam a criação de laços e o fomento de relações pessoais e profissionais. Falamos do Facebook, Twitter ou LinkedIn, onde o foco é a conexão com outras pessoas. Para as empresas, estas podem ter múltiplas vantagens, desde a criação de notoriedade de marca, captação de novos leads, apoio ao consumidor ou o desenvolvimento de relações com o público-alvo.
2. Redes de partilha de media
As redes de partilha de media são essencialmente redes visuais. Aqui, o objetivo é a partilha de conteúdos como imagens e vídeos, úteis para aqueles que apreendem melhor informação através deste tipo de formato. Assim, consegue interagir mais facilmente com a sua audiência, que opta por estes conteúdos em detrimento de texto. Temos como exemplo o Instagram, Pinterest e Youtube, onde surgem, como complemento, as campanhas pagas e que ajudam as empresas a atrair potenciais consumidores/clientes.
3. Redes de blogues sociais
As redes de blogging permitem-nos partilhar conteúdo e ajudar a nossa audiência a descobri-lo e conhecê-lo melhor. O Tumblr é provavelmente a rede desde tipo que mais pessoas conhecem e que nos pode ajudar a explicar este conceito mais facilmente. Nesta rede partilhamos conteúdo (texto, imagem, vídeo e até áudio) que fica disponível numa única página nossa, completamente personalizável. Quando as outras pessoas visitam a nossa página conseguem decifrar mais sobre nós apenas pelo conteúdo que partilhamos. Isto pode ser bastante útil para as empresas se darem a conhecer à sua audiência e criarem um sentimento de familiaridade. O que distingue estas redes das restantes é o facto de termos que criar conteúdo constantemente, exigindo mais tempo e recursos. Por outro lado, são uma excelente ferramenta de construção de notoriedade e visibilidade.
4. Redes de discussão
Como o próprio nome indica, as redes de discussão têm como propósito o debate virtual de temas e a partilha de opiniões. Este tipo de redes atua como blogues ou fóruns: criam-se threads – comentários em cadeia – sobre um tema específico, que depois as outras pessoas consultam. Qual a vantagem para as marcas? São uma excelente ferramenta para estas perceberem as necessidades e desejos da sua audiência, ou seja, para estudarem o mercado. Pode até deparar-se com comentários sobre a sua marca, sendo esta uma excelente oportunidade para melhorar aspetos em que poderá estar a falhar para com essas pessoas. As redes mais conhecidas são a Reddit e a Quora.
5. Redes de reviews
O fator diferenciador das redes de reviews em relação às restantes é que estas, para além de influenciarem a audiência de uma marca, dependem inteiramente desta. É aqui que as pessoas vão dizer bem (e mal) dos seus serviços e produtos, logo, é aqui que pode também perceber o que melhorar. Adicionalmente, estas redes atribuem classificações às marcas em função desses comentários: se tiver muitas reviews positivas ser-lhe-á atribuída uma melhor classificação. O Trustpilot é um excelente exemplo.
Agora que já conhece os diferentes tipos de redes sociais que tem ao seu dispor é hora de analisar a sua estratégia de social media marketing e de perceber se está presente em todos os touchpoints essenciais para o seu negócio. Comece já hoje com a Agência Flybizz!