NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Quantos tipos de redes sociais existem?
03 Jul 2020

Alguma vez pensou que poderiam existir vários tipos de redes sociais? Quando falamos no termo “redes sociais”, geralmente pensamos em Facebook, Instagram ou LinkedIn e englobamo-las todas na mesma categoria. No entanto, face às diferenças que todas elas apresentam entre si, as redes sociais podem ser divididas em 5 categorias:

  1. Redes (puramente) sociais;

  2. Redes de partilha de media;

  3. Redes de blogues sociais;

  4. Redes de discussão;

  5. Redes de reviews.

 

1. Redes (puramente) sociais

 

Quando falamos em redes (puramente) sociais falamos daquelas que utilizamos no dia-a-dia para interagir com amigos e marcas, isto é, aquelas que têm como grande objetivo socializar. São também conhecidas como “plataformas de relações”, pois potenciam a criação de laços e o fomento de relações pessoais e profissionais. Falamos do Facebook, Twitter ou LinkedIn, onde o foco é a conexão com outras pessoas. Para as empresas, estas podem ter múltiplas vantagens, desde a criação de notoriedade de marca, captação de novos leads, apoio ao consumidor ou o desenvolvimento de relações com o público-alvo.

 

2. Redes de partilha de media

 

As redes de partilha de media são essencialmente redes visuais. Aqui, o objetivo é a partilha de conteúdos como imagens e vídeos, úteis para aqueles que apreendem melhor informação através deste tipo de formato. Assim, consegue interagir mais facilmente com a sua audiência, que opta por estes conteúdos em detrimento de texto. Temos como exemplo o Instagram, Pinterest e Youtube, onde surgem, como complemento, as campanhas pagas e que ajudam as empresas a atrair potenciais consumidores/clientes.

 

3. Redes de blogues sociais

 

As redes de blogging permitem-nos partilhar conteúdo e ajudar a nossa audiência a descobri-lo e conhecê-lo melhor.  O Tumblr é provavelmente a rede desde tipo que mais pessoas conhecem e que nos pode ajudar a explicar este conceito mais facilmente. Nesta rede partilhamos conteúdo (texto, imagem, vídeo e até áudio) que fica disponível numa única página nossa, completamente personalizável. Quando as outras pessoas visitam a nossa página conseguem decifrar mais sobre nós apenas pelo conteúdo que partilhamos. Isto pode ser bastante útil para as empresas se darem a conhecer à sua audiência e criarem um sentimento de familiaridade. O que distingue estas redes das restantes é o facto de termos que criar conteúdo constantemente, exigindo mais tempo e recursos. Por outro lado, são uma excelente ferramenta de construção de notoriedade e visibilidade.

 

4. Redes de discussão

 

Como o próprio nome indica, as redes de discussão têm como propósito o debate virtual de temas e a partilha de opiniões. Este tipo de redes atua como blogues ou fóruns: criam-se threads – comentários em cadeia – sobre um tema específico, que depois as outras pessoas consultam. Qual a vantagem para as marcas? São uma excelente ferramenta para estas perceberem as necessidades e desejos da sua audiência, ou seja, para estudarem o mercado. Pode até deparar-se com comentários sobre a sua marca, sendo esta uma excelente oportunidade para melhorar aspetos em que poderá estar a falhar para com essas pessoas. As redes mais conhecidas são a Reddit e a Quora.

 

5. Redes de reviews

 

O fator diferenciador das redes de reviews em relação às restantes é que estas, para além de influenciarem a audiência de uma marca, dependem inteiramente desta. É aqui que as pessoas vão dizer bem (e mal) dos seus serviços e produtos, logo, é aqui que pode também perceber o que melhorar. Adicionalmente, estas redes atribuem classificações às marcas em função desses comentários: se tiver muitas reviews positivas ser-lhe-á atribuída uma melhor classificação. O Trustpilot é um excelente exemplo.

 

Agora que já conhece os diferentes tipos de redes sociais que tem ao seu dispor é hora de analisar a sua estratégia de social media marketing e de perceber se está presente em todos os touchpoints essenciais para o seu negócio. Comece já hoje com a Agência Flybizz!


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO