NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Pinterest Marketing para empresas
15 Abr 2020

Quando falamos em redes sociais, a maioria das pessoas pensa automaticamente em Facebook e Instagram, seguindo-se talvez do Twitter, LinkedIn e Youtube. Pois bem, temos uma novidade para os nossos leitores: existe todo um mundo de redes sociais online de portas abertas para os seus negócios e que poderão ser a chave de ouro das suas estratégias de marketing digital.


Uma destas redes é o Pinterest. Apesar de todos nós já termos, no mínimo, ouvido este nome, ou até navegado nesta rede umas quantas vezes, no que toca às empresas do panorama nacional são poucas as que se atrevem a considerá-la como parte da sua estratégia. No entanto, é importante percebermos que o Pinterest é, mais do que uma rede social, um motor de pesquisa visual, o que o torna no espaço perfeito para descobrir e comprar produtos. Mas, em primeiro lugar, é importante percebermos as finalidades deste e como o poderemos utilizar.


O que é e como funciona o Pinterest?


Como referimos, o Pinterest é um motor de pesquisa visual que, apesar de inicialmente ter ficado conhecido pelas pesquisas de decoração de interiores e receitas, hoje tem muito mais para oferecer. A palavra-chave nesta rede social é “inspiração”. As pessoas recorrem a esta para encontrar Pins - imagens, gráficos, links e qualquer tipo de conteúdo visual - que as inspirem, tornando-a extremamente poderosa para empresas cuja estratégia se baseia no aspeto visual.

 

Anteriormente publicámos um artigo onde falámos sobre a pesquisa visual — o que é, como funciona e porque precisa deste tipo de pesquisa —, e os mesmos conselhos que aí lhe demos podem ser transpostos para o marketing do Pinterest, visto que tudo ronda em torno de pesquisa visual. No entanto, é importante termos em conta que uma conta de Pinterest pessoal e uma conta profissional são bastante distintas, sendo que a segunda permite-nos explorar o máximo potencial de todas as ferramentas de marketing.


Pinterest Marketing para empresas


Se tomou a decisão de incorporar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital, então o primeiro passo a dar será criar uma conta de Pinterest para empresas. E porque não continuar a utilizar a sua conta pessoal? Primeiramente, uma conta profissional oferece materiais de marketing educativos, como workshops interativos ou webinars especificamente para pequenas empresas, que o irão ajudar a estar mais próximo do seu target.


Segundo, o acesso ao Pinterest Analytics, que lhe fornece estatísticas e outras informações relevantes sobre a sua conta – que conteúdos estão a trazer melhores resultados, o que tem que ser melhorado, etc. Através de uma conta profissional terá também acesso a um tipo de Pins diferente: os Rich Pins. Estes permitem-lhe adicionar mais informação do que um Pin “normal”, como o preço do produto em tempo-real, links diretos para o seu website ou até a quantidade ainda em stock. Por fim, o Pinterest está em constante evolução, o que significa que, no futuro, o número de features que as contas profissionais oferecem será ainda maior.


Porquê Pinterest Marketing para empresas? 


Se ainda não ficou convencido porque deve investir os seus esforços de marketing no Pinterest, então temos um conjunto de estatísticas que reforçam que este poderá ser o melhor amigo de empresas cuja estratégia digital ronda em torno de conteúdo visual.


1.    O Pinterest regista 200 milhões de utilizadores mensais.


2.    90% dos Pinners semanais – utilizadores do Pinterest – utilizam a plataforma para tomar decisões de compra.


3.    60% dos Pinners retiram ideias sobre o que comprar do Pinterest, comparativamente aos 35% que procuram nas restantes plataformas sociais.


4.    78% dos Pinners admitem que é útil encontrar conteúdo das marcas no Pinterest.


5.    66% dos Pinners compram algo de uma marca depois de terem visto os seus Pins.


6.    O Pinterest gera mais 33% de tráfego para websites do que o Facebook, mais 71% que o Snapchat e mais 200% que o Twitter.


7.    41% das pessoas que fazem compras em lojas físicas utilizam o Pinterest durante esse processo.


8.    59% das pessoas utiliza o Pinterest para procurar mais informação sobre uma compra que realizaram. 


Tips & Tricks do Pinterest Marketing para empresas


Reunimos as melhores dicas e táticas para ajudar a sua empresa a dar os primeiros passos no mundo do Pinterest.


1.    Conteúdo atrativo SEMPRE


Parece que estamos constantemente a repetir a mesma coisa, mas a verdade é que esta é a regra de ouro do digital, seja em que plataforma for. A parte visual de um Pin será sempre a mais relevante, o que leva as marcas a apostarem em fotografias de alta qualidade ou infográficos cativantes. No entanto, é importante não esquecer o texto que acompanha estes Pins, sendo que devemos trabalhar em todas as frentes. Assim, um bom Pin terá:

  • Imagens verticais: para além de terem a melhor qualidade possível, as imagens devem ser capturadas numa proporção de 2:3, pois é o tamanho que melhor se adequa aos dispositivos móveis;

  • Texto descritivo: explique às pessoas o que estão a ver, deixando-as com vontade de ver mais;

  • Texto na imagem: um bom título, curto e direto, incorporado na imagem poderá captar a atenção mais facilmente;

  • Mostre a sua marca: não se esqueça de incluir o logótipo para que a sua marca não se perca no meio de tantos Pins;

  • Bom storytelling: leve as pessoas a imaginarem-se como consumidores da sua marca, algo que conseguirá alcançar ao contar histórias com qualidade.

 

2.    Consistência


Manter a consistência da sua marca no Pinterest significa publicar regularmente (idealmente, uma vez por semana), ao invés de criar um álbum e enchê-lo de Pins de uma só vez. Assim, aumenta gradualmente o reconhecimento da marca por parte dos Pinners, alcançando mais pessoas. Esta plataforma oferece a possibilidade de agendar Pins, algo que pode ajudar a pôr esta dica em prática quando temos também outras redes sociais para gerir. Conheça a sua audiência e perceba quando estão online, assim como, o que fazem durante esse tempo no Pinterest


3.    Marketing sazonal


Os feriados e celebrações nacionais e internacionais podem constituir grandes oportunidades de vendas para a sua empresa, o que exige que se consiga antecipar a estes. Os próprios Pinners gostam de estar preparados e de planear com antecedência, logo, prepare as suas ações de marketing e ponha-as em prática no momento exato em que estes começam a pesquisar pelos seus produtos. A própria plataforma ajuda-o a encontrar conteúdo sazonal para as várias datas, o que o poderá ajudar criar o seu próprio conteúdo em função das celebrações que melhor de adequam à sua marca. Não se esqueça das keywords


4.    Álbuns que promovem a interação


Uma abordagem direta de “compre os meus produtos” pode não ser sempre a melhor estratégia. Crie álbuns com dicas, ideias, fotos de consumidores a utilizarem os seus produtos e mostre aos Pinners porque devem também eles confiarem na sua marca. 


5.    Pinterest SEO


Sendo um motor de pesquisa visual, tal como todos os outros motores de pesquisa, uma estratégia de Pinterest também necessita de uma forte aposta em keywords, pois são estas que ajudam as pessoas a encontrar o que procuram. Use e abuse destas nos nomes dos Pins, dos álbuns, em descrições e, basicamente, em tudo o que seja texto. Adicionalmente, melhorar o seu SEO no Pinterest pode também passar por adicionar o link do seu website aos seus pins.


6.    Pinterest Ads


Como em todas as restantes redes sociais, existe sempre a possibilidade de apostarmos em publicidade paga. No Pinterest conseguimos criar anúncios direcionados para o nosso target em função das keywords que pesquisam, dos seus interesses, localização, idade e restantes indicadores demográficos. O próprio Pinterest Analytics indica-lhe as pessoas que visitaram o seu site, as que interagiram com os seus Pins ou com conteúdo semelhante.


Ficou curioso? Ponha mãos à obra e comece já hoje a desenvolver a sua estratégia de Pinterest Marketing com a Flybizz!


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO