NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Os 5 podcasts de design que tem mesmo que ouvir
20 Mar 2020

O COVID-19 veio abalar o planeta e mandar-nos a todos para casa. Por muito que estivéssemos a sonhar com umas férias, estar em isolamento social não é (de todo) sinónimo de férias, e as alternativas que temos para nos entretermos começam a esgotar-se.

 

Como tal, a Agência Flybizz elaborou uma lista dos 5 podcasts de design que todos deveriam ouvir. Apesar de estes parecerem direcionados para designers, criativos, ilustradores ou empreendedores, qualquer pessoa com interesse em alguma destas áreas irá certamente ficar de ouvidos abertos para as sugestões que apresentamos de seguida.

 

1. The Futur with Chris Do

 

https://thefutur.com/podcast

 

 

Chris Do, Designer CEO da agência de design americana The Futur, convida pessoas inspiradoras para uma conversa, ou uma aula, sobre qualquer vertente das áreas de design, tecnologia, marketing ou gestão. Com este podcast, Chris possui dois grandes objetivos: ensinar as pessoas a serem melhores designers, assim como, ensiná-las a desenvolverem as suas ideias de negócio pessoais e a saber vendê-las.

 

O que diferencia o The Futur dos restantes podcasts de design é o facto de, geralmente, nunca termos ouvido falar dos convidados, algo que afasta a possibilidade dos episódios se tornarem previsíveis. Cada diálogo torna-se numa fonte de inspiração para os ouvintes, sendo que este não é um podcast destinado apenas a designers, mas a qualquer pessoa que deseje alimentar o seu lado empreendedor.

 

Data de lançamento: 7 de setembro de 2016

 

País: Estados Unidos da América

 

Frequência: semanal (normalmente)

 

Nº de episódios até ao momento: 75

 

Classificação do nosso designer Flávio: 5/5

 

 

2. Design Matters

 

https://www.designmattersmedia.com/designmatters

 

 

O primeiro podcast sobre design a ser criado em todo o mundo. É fruto do trabalho da escritora, designer, educadora, artista, e consultora de marca, Debbie Millman, que o transmite de forma independente há já 15 anos. Depois de ter chegado aos 100 episódios, este começou a ser publicado pelo Design Observer, um website dedicado aos mais variados temas do design.

 

Mais uma vez, este não é um podcast exclusivamente para designers. Os convidados de Debbie Millman fazem parte da cultura criativa mundial, podendo ser escritores, artistas, designers, músicos, autores e qualquer outra função que acrescente um toque contemporâneo a cada episódio. Cada um destes transmite uma conversa pessoal e profunda sobre cada um dos convidados. Como a própria Debbie afirma, este podcast é sobre “a forma como pessoas incrivelmente criativas desenham o arco das suas vidas”.

 

Data de lançamento: 2005

 

País: Estados Unidos da América

 

Frequência: cerca de 30 episódios por ano

 

Nº de episódios até ao momento: cerca de 300

 

Classificação do nosso designer Flávio: 4/5

 

 

3. After the Jump

 

https://podcasts.apple.com/us/podcast/after-the-jump/id523653429

 

 

Se procura alimentar a sua veia criativa então este é o podcast ideal para si. Criado pela autora do blogue Design*Sponge, Grace Bonney, que transportou a sua paixão pelo design da web para a rádio. Esta é uma produção focada no mundo dos artistas independentes, sejam designers, sejam quaisquer outros membros da comunidade criativa. Numa entrevista semanal, Grace explora o dia-a-dia de cada convidado e os desafios que enfrentam na sua profissão.

 

O After the Jump terminou no dia 23 de dezembro de 2014 com o episódio número 100, no entanto, em 2018, a autora anunciou que estaria de volta com o seu novo podcast Good Company.

 

Data de lançamento: 18 de junho de 2012

 

País: Estados Unidos da América

 

Frequência: todas as quartas-feiras (terminado)

 

Nº de episódios até ao momento: 101

 

Classificação do nosso designer Flávio: 4/5

 

 

4. Art Cafe

 

https://artcafe.tv/

 

 

Podia ser uma mesa cheia de amigos que conversam ao seu lado, mas é um podcast. Segundo as palavras de Maciej Kuciara, o criador do Art Cafe, este podcast é, na verdade, uma mesa aberta, onde toda a gente pode intervir, colocar questões e fazer sugestões, às quais este e os convidados tentarão dar resposta.

 

Os temas abordados giram em torno da indústria do entretenimento, pois é nesta que se baseia o trabalho de Maciej Kuciara. O artista e ilustrador trabalha em projetos de videojogos – como o The Last of Us -, e também em filmes – como o Captain America: Civil War. Por sua vez, os seus convidados são também artistas e amigos desta indústria, o que transforma o podcast numa partilha informal de experiências e conhecimento.

 

Data de lançamento: 2017

 

País: Estados Unidos da América

 

Frequência: irregular

 

Nº de episódios até ao momento: 124

 

Classificação do nosso designer Flávio: 4/5

 

 

5. Draftsmen Podcast

 

https://www.proko.com/draftsmen-podcast/

 

 

Quando dois amigos de longa data se juntam, ambos professores de arte, surge o Draftsmen Podcast. Stan Prokopenko e Marshall Vandruff uniram-se para dar conselhos aos seus ouvintes sobre como é ter uma carreia no mundo da arte, mais especificamente, sobre desenho e pintura. Para além de dar conselhos, estes partilham as peripécias das suas vidas enquanto professores neste ramo, debatem temas relacionados com arte que têm marcado os últimos anos e esclarecem dúvidas a criativos sobre como melhorarem o seu trabalho.

 

Temos como exemplo episódios em que os dois professores debatem como estudar anatomia e perspetiva num desenho, e outros em que exploram a questão de ter uma carreira artística de sucesso enquanto pai. A temporada anterior do podcast terminou no final do ano de 2019, mas nada indica que não existirão mais temporadas.

 

Data de lançamento: 28 de maio de 2019

 

País: Rússia

 

Frequência: semanal (terminado)

 

Nº de episódios até ao momento: 30

 

Classificação do nosso designer Flávio: 5/5