NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

May 2020 Core Update - a nova atualização do algoritmo do Google
05 Jun 2020

No passado dia 4 de maio, o Google realizou alterações ao seu algoritmo, tendo esta atualização ficado conhecida por May 2020 Core Update. O nome deriva do facto de esta ser uma atualização em grande escala, que terá provocado alterações profundas no tráfego de muitos websites. Nos dias que se seguiram, os níveis volatilidade dos resultados de pesquisa no Google alcançaram valores entre 8 e 10, equivalente a uma volatilidade “muito alta”.

 

Porquê alterar o algoritmo nesta altura?

 

Não é coincidência que esta atualização tenha coincidido com o estado de pandemia declarado a nível mundial face ao novo coronavírus. Com a grande maioria da população em casa, preocupada com o que esta pandemia poderia trazer, as pesquisas no Google dispararam, e sempre focadas neste tema. Nunca antes tinham existido tantas pesquisas sobre o mesmo termo por um período de tempo tão extenso.

 

De forma a regularizar as pesquisas pelo termo “coronavírus”, favorecendo conteúdo verdadeiro e de qualidade, o Google decidiu implementar esta nova atualização. Assim, as fake news e outros conteúdos não fidedignos passaram a ter piores rankings, possibilitando a este motor de pesquisa disponibilizar informação correta e atualizada aos utilizadores.

 

Na prática, o que mudou?

 

Mais uma vez, as atualizações do Google vêm dar prioridade a conteúdo atualizado e de qualidade, sendo a sua recomendação que todas as pessoas melhorem os seus sites constantemente. Se esta preocupação em dar o melhor conteúdo aos seus utilizadores for constante, quando surgirem novas atualizações do Google, o seu website não irá sofrer tanto, podendo até aumentar o seu ranking.

 

Desta vez, as indústrias mais afetadas foram a das viagens, imobiliária, saúde, animais, e pessoas e sociedade, tendo apresentado maiores níveis de volatilidade. E para aqueles que julgam que os sites cujos domínios têm maior autoridade não sofreram com esta atualização, estão errados. O próprio Spotify, ou até o LinkedIn, viram a sua posição no Google decrescer.

 

Este decréscimo da posição de websites com autoridade nos motores de pesquisa abre novas oportunidade para websites com conteúdo igualmente valioso, mas que anteriormente se posicionavam em lugares mais baixos do Google. Assim, percebemos que esta atualização vem dar prioridade a empresas que apostam no seu SEO e que estão sempre a par das exigências do Google, levando-as a adquirirem melhores posições no motor de pesquisa.

 

 

O que deve fazer?

 

Conteúdo relevante

 

Sublinhámos esta questão anteriormente e voltamos a fazê-lo: o seu conteúdo tem que ser relevante. Esta é base de uma estratégia de conteúdo infalível, não só para o Google, mas para qualquer motor de pesquisa. Pense quem é o seu público-alvo e quais os seus interesses. O que estes querem ver? Sobre que temas querem ler? Encontre a resposta a estas perguntas e saberá exatamente que tipo de conteúdos produzir.

 

Conteúdo atualizado

 

No entanto, não importa apenas produzir toneladas de conteúdo, mas também mantê-lo atualizado. Quantas notícias tem publicadas no seu website e nas quais nunca mexeu desde que as publicou? O conteúdo antigo não deixa de ser importante, muito pelo contrário. Atualize informações, elimine parágrafos que já não são relevantes para o seu público e reescreva aqueles que necessitam de uma boa mudança. O Google irá reconhecer as suas atualizações e a probabilidade do seu conteúdo voltar a ser apresentado aos utilizadores será muito maior.

 

Conteúdo completo

 

Outro dos indicadores que leva o Google a menosprezar determinados websites é o facto de certas páginas apresentarem “thin content”, isto é, páginas com um número reduzido de palavras. Tal como os websites que não dispunham de conteúdo atualizado, aqueles não tinham conteúdo completo viram o seu tráfego diminuir consideravelmente. Questione a si próprio as 3 questões sugeridas por Neil Patel:

  • Precisa mesmo de adicionar palavras novas? Se conseguiu responder às necessidades do seu público em poucas palavras ou através de vídeos/imagens, então o seu conteúdo está completo. Não adicione conteúdo só porque sim, pois poderá estar a prejudicar a experiência do utilizador no seu website.

  • Como está essa página em relação à da concorrência? Compare o tema que está a abordar com a forma como a concorrência o aborda, essencialmente, a concorrência que está localizada nos primeiros lugares do Google.

  • Faz sentido manter essa página? Reveja o conteúdo e reflita se este contribui de forma positiva para os seus utilizadores. Se a resposta for não, pense em atualizá-lo. Se não existe forma de atualizar, considere eliminar a página e redirecioná-la para outra página relevante do seu site.

 

Evite title tags e meta descriptions repetidas

 

Não será um problema ter algumas meta tags repetidas, mas poderá tornar-se algo grave quando tem meta tags repetidas em muitas páginas. Quando o Google atualizou o algoritmo, a maioria dos sites que sofriam deste problema viram também o seu tráfego decrescer consideravelmente.

 

Avaliação de resultados

 

Outro elemento-chave de uma estratégia de SEO bem-sucedida é a avaliação dos resultados. Analise o tráfego e o ranking do seu website antes e após a nova atualização do Google por forma a perceber o seu impacto, não esquecendo que esta avaliação deve ser feita não apenas neste tipo de momentos em que ocorreram alterações, mas sim diariamente.

 

Hoje, mais do que nunca, é crucial desenvolver uma estratégia profissional de SEO para a sua empresa. Sem esta, dificilmente conseguirá manter-se nos lugares de topo do Google, pois não estará a acompanhar as suas tendências e exigências. Ainda assim, mesmo que tenha em atenção todas as dicas que listámos, não significa que não seja impactado pelas atualizações deste motor de pesquisa, pois esse impacto é sempre imprevisível (isto dito pelo próprio Google).

 

O seu foco deverá ser sempre fornecer uma melhor experiência aos seus utilizadores do que a concorrência. Tenha em atenção que o Google realiza várias atualizações ao longo do ano, devendo estar sempre atento a estas para que não seja surpreendido.

 

Comece já hoje a desenvolver a sua estratégia de SEO com a Agência Flybizz e verá os seus resultados dispararem! Fale connosco via telefone (+351 243 704 665), WhatsApp (+351 912 129 105) ou e-mail (geral@flybizz.net), e siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn! Voe connosco 😊


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO