NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

Marketing sazonal: o que é, desafios e como planear
22 Jan 2020

Sazonalidade é uma das palavras-chave na área do marketing. Apesar de muitos produtos nos serem indispensáveis durante todo o ano – como os bens de primeira necessidade (ex: água) -, existem outros cujas vendas sofrem picos. Isto acontece porque a exigência dos consumidores por esses produtos é sazonal, ou seja, só acontece em alturas específicas do ano. Por exemplo, no Natal há uma procura muito mais intensificada por bolo rei, sendo que, durante os restantes meses, possivelmente este será um bolo com uma procura quase nula.

 

O grande desafio para as marcas é, em primeiro lugar, conseguirem entender o ciclo de compra dos seus produtos/serviços e, posteriormente, terem uma capacidade criativa grande o suficiente para que consigam retirar o máximo proveito dessas épocas-chave. Porque é essencialmente nestas alturas que a competição com a concorrência se torna mais feroz, levando a que as marcas tenham que dar tudo por tudo para se destacarem.

 

É neste sentido que surge o marketing sazonal, que nos permite adaptar as nossas campanhas de marketing aos eventos e feriados a decorrerem. De uma forma geral, baseia-se em ter sempre um calendário por perto para podermos selecionar quais as datas especiais (local e globalmente) que irão trazer vantagens ao nosso negócio, e apostar os nossos esforços nessas épocas. Esta é uma tarefa especialmente desafiante para os negócios B2B, que têm que encontrar soluções ainda mais criativas e inteligentes para se diferenciarem.

 

 

Sazonalidade e pesquisas nos motores de busca

 

Antes de começar já a pensar no que vai fazer no Natal ou na Páscoa para impulsionar as suas vendas, primeiro tem que refletir quais as épocas que são realmente relevantes para os seus produtos/serviços. Analise o tráfego do seu website e perceba se existem picos de maior número de visitas, ou até mesmo nas suas redes sociais. Mas, essencialmente, dedique uma boa parte do seu tempo a perceber quando é que as pessoas procuram nos motores de busca aquilo que a sua empresa vende. Os motores de pesquisa são o primeiro sítio onde os seus consumidores irão procurar por si, mesmo que ainda não o conheçam. Analise tendências e a sazonalidade dessas tendências, e perceberá que enquanto o Halloween é uma boa oportunidade de vendas para uns, para si poderá não ser.

 

Todo este processo começa com a pesquisa das palavras-chave corretas a utilizar nas suas campanhas de marketing sazonais – que é como quem diz, que começa com uma boa aposta em SEO. Como sempre, opte por keywords com grande volume de pesquisas, mas que sejam pouco utilizadas pela sua concorrência. Tente também perceber quando é que esse volume começa a aumentar, quando atinge o seu pico e quando volta a diminuir, assim, saberá exatamente quando lançar as suas campanhas e poderá planeá-las com a maior antecedência possível. Se existem muitas épocas relevantes para o seu negócio, mas não consegue debruçar os seus esforços sobre todas, pode também compará-las e perceber quais as mais importantes e em que alturas.

 

 

Passos a dar

 

Depois de selecionar as oportunidades festivas mais vantajosas existem outros aspetos a ter em conta ao longo da sua campanha de marketing sazonal. Primeiramente, importa analisar se as suas ideias já foram postas em prática anteriormente e se foram bem-sucedidas. Procure campanhas já desenvolvidas, bem como qual o feedback dos consumidores e outros profissionais (ex: jornalistas, marketers) relativamente a essas.

 

Após ter a sua ideia formulada e bem estruturada, pense na mensagem que quer transmitir. O que quer dizer, como vai dizer, que reações e sentimentos procura despertar no seu público-alvo. Reflita ainda sobre a calendarização dessa mesma campanha, tendo em mente as tendências e picos de sazonalidade que analisou logo de início. Uma boa campanha de marketing sazonal é preparada com a maior antecedência possível e é lançada quando o público-alvo procura constantemente por esse produto/serviço.

 

Reflita ainda sobre os formatos e plataformas em que pretende apostar, não esquecendo que é importante pensar “em grande”. Em quantos mais sítios a sua marca estiver, mais facilmente será encontrada. Por fim, analise constantemente os seus resultados e faça alterações se necessário, mesmo enquanto a campanha estiver a decorrer. O seu website está a ter maior tráfego? De onde vem esse tráfego? As pessoas visitam a página do website mais importante para essa campanha? São apenas algumas das questões que deve perguntar a si próprio ao longo de todo o processo.

 

Outras ideias para uma boa estratégia

  • Construa uma lista de e-mails sazonal;

  • Promova categorias de produtos sazonais;

  • Crie antecipação;

  • Utilize testemunhos específicos desses produtos sazonais;

  • Crie ofertas diárias ou semanais;

  • Antecipe possíveis problemas técnicos.

 

Depois de ler tudo isto provavelmente já percebeu que, afinal, os feriados não são só para dormir.

Agarre no seu calendário e comece já a pôr em prática as suas campanhas de marketing sazonais!


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO