NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

27 Set 2018

O QUE É O FUNIL DE COMPRAS?

Funil de compra é uma das mais importantes ferramentas de vendas usadas atualmente pelas empresas. Fala-se muito sobre ele, mas poucos o usam devidamente.Na verdade, o funil de compras não é nada mais que a jornada que o consumidor final segue até fechar uma compra com a sua empresa. Uma série de etapas que vão da busca por uma solução até à conversão da compra.

Características fundamentais de um funil de compras

  • Objetividade, isto é, oferecer o produto ou serviço certo, na hora certa, para a pessoa certa;

  • Otimizar investimentos em mídia e na força de vendas;

  • Assertividade no fecho das vendas;

  • Criar relacionamentos duradouros e com base na confiança;

  • Trabalhar de forma organizada seguindo uma metodologia adequada e comprovada;

  • Fazer com que todos falem a mesma língua na empresa;

  • Auxiliar em tomadas de decisão, tanto táticas como operacionais;

  • Fornecer subsídios e informações para o desenvolvimento de ações integradas entre marketing, vendas e outras departamentos.

1. Descoberta do problema pelo cliente

Neste momento, o cliente percebe que precisa de uma solução para algum problema ou necessidade e vai começar a pesquisar sobre o assunto. Assim começa a sua jornada de compra e a sua empresa deve estar presente nos locais em que ele procura a informação, entretenimento e conteúdo.

2. Interesse

O maior objetivo dessa etapa é fazer com que seja despertado um interesse inicial, uma curiosidade sobre aquilo que será oferecido em breve. O cliente precisa sentir que realmente está diante de um bom negócio.

3. Consideração

É nesta etapa que o comprador já consegue identificar algumas possibilidades de solução para o seu problema e é aqui também que o mesmo consegue avaliar algumas alternativas.

4. Intenção

Nesta etapa, é muito importante consegue dar uma sensação de que o cliente realmente precisa resolver o seu problema o quanto antes, pois caso contrário, ele pode acabar desistindo de continuar a progredir.

5. Avaliação

Neste momento o comprador já está verificando informações sobre as opções disponíveis no momento e pesquisando qual delas é a melhor para as suas necessidades.

6. Comprar

Nesta fase final basta apresentar promoções, descontos especiais ou ofertas.