NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

As cores de 2020
15 Jan 2020

E, porque o prometido é devido, declarámos oficialmente esta semana como a semana das cores na Flybizz! Prometemos que vos traríamos um artigo sobre as cores tendência para este ano, mas como gostamos de estar sempre um passo à frente, vamos também mostrar-vos as cores consideradas “as cores de 2020” pelo Shutterstock — a biblioteca de imagens online mais utilizada em todo o mundo.

 

Se pensarmos bem sobre o propósito das cores percebemos que estas têm um papel crucial em tudo ao longo da nossa vida. São estas que nos ajudam a diferenciar objetos. São estas que associamos a pessoas, experiências e sentimentos. Ao nível do marketing é o acompanhar das tendências que garante que os consumidores/clientes se irão sentir atraídos pela nossa marca, por isso, tome nota das nossas dicas e comece a levar as suas skills de design até outro nível.

 

5 tendências de cor para 2020

 

1. Cores gradientes

 

Tiveram o seu momento em 2019, mas parece que este se vai prolongar ao longo deste ano. Cores que mudam de tonalidade gradualmente têm ganho especial destaque no design UI, no design de embalagens e no branding. Optar por escolher cores gradientes permite-lhe desenvolver toda a imagem visual da sua marca sempre em torno de tons muito semelhantes entre si.

 

Gradient illustration by Walid Beno

 

2. Cores vibrantes e futurísticas vs. cores silenciosas

 

A conjugação entre o design 3D e design flat tem vindo a ser acompanhada por cores que associamos geralmente à ideia de futuro. Desde o azul saturado, aos roxos fortes e aos rosa-choque brilhantes, estas cores criam uma palete visionária e que normalmente leva os consumidores a sentirem que estão a viver uma experiência que vai para lá da vida real. Por sua vez, as marcas esforçam-se cada vez mais para se destacarem e, por isso, recorrem a cores excessivamente saturadas e ousadas. É também aqui que entram as cores néon.

 

No entanto, esta tendência não vem só, e vem acompanhada por um conjunto de cores que são exatamente o seu oposto: as cores silenciosas. Por terem muito menor saturação de preto, branco ou qualquer outra cor que lhe seja complementar, estes tipos de cores conjugam-se normalmente entre si e com cores neutras, e têm um aspeto muito mais natural. A tendência será a de combinar cores silenciosas claras com backgrounds claros, e vice-versa para as cores silenciosas mais escuras.

 

Futuristic cholor schemes by Sasha Turischev

 

3. Amarelo e a geração Z

 

Amarelo, amarelo e amarelo. A cor que tantos odeiam e que outros tantos adoram. Apesar de contrapor a tendência das cores silenciosas, no último ano, o amarelo ganhou um lugar especial na mente dos consumidores, essencialmente daqueles que fazem parte da geração Z. Há quem diga mesmo que esta será a cor que irá marcar esta geração, tal como o rosa marcou os millenials. A paixão pelo amarelo está muito associada à alteração do paradigma cultural mundial, que hoje exige mais diversidade e inclusão.

Yellow app design by Eugene Olefir

 

4. Dark mode

 

Temos visto esta tendência crescer ao longo do último ano com as empresas a apostarem em softwares e apps que têm uma versão “modo noturno”. Contrariamente à versão original, o dark mode incorpora um background mais escuro com texto claro, o que se torna vantajoso em ambientes com pouca luz, assim como a nível de eficiência de energia. Ter backgrounds escuros ajuda a fazer sobressair o design e as restantes cores, criando uma imagem mais apelativa e cativante.

 

Dark mode by Andreas Storm

 

5. Vintage (earthy colors)

 

2020 é o ano em que voltamos ao passado. O resgatar de tendências mais antigas já não é novidade, mas poderá ser no que toca às cores. Cada vez mais marcas estão a adotar um design vintage, com cores “terrestres” (como “mostarda” ou “creme”), mas com um toque moderno. Contrastes diferentes, formas minimalistas e um estilo retro e silencioso, tudo isto aplicado não só à comunicação através das redes sociais ou publicidade, mas também à identidade da marca, ao design de embalagens ou à tipografia.

 

Retro poster by Pavlov Visuals

 

As 3 cores do ano

 

1. Lush Lava (#FF4500)

 

O laranja-avermelhado ousado, quente e cativante. A conjugação entre o laranja ardente e o vermelho rico chama a atenção só por si, podendo ajudar a sua marca a destacar-se no meio da multidão de concorrência. Nos países asiáticos, esta cor representa felicidade, amor e saúde.

 

Lush Lava by Shutterstock

 

2. Aqua Menthe (#7FFFD4)

 

Uma cor também cativante, mas decididamente mais calma. Resulta da conjugação entre o ciano e a menta, ambas as cores extra satisfatórias quando utilizadas sozinhas, mas quando combinadas, transformam-se num tom ainda mais elegante, sereno e atrativo. Esta cor é normalmente associada ao verão, férias, praia, mar, e poderá trazer à sua marca uma personalidade descontraída, moderna e extrovertida.

 

Aqua Menthe by Shutterstock

 

3. Phantom Blue (#191970)

 

O azul que é quase roxo. O seu nível elevado de saturação confere-lhe profundidade, captando facilmente o olhar de quem passa. Tal como os restantes tons escuros transmite estabilidade, confiança e sofisticação. Pode utilizá-lo na identidade da sua marca conjugado com cores mais fortes, como o Lush Lava ou o Aqua Menthe.

 

Phantom Blue by Shutterstock