NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

A importância do logótipo para a sua empresa
17 Jun 2020

Quantas pessoas conhece que criaram um logótipo em 5 minutos, acreditando que teria os mesmos resultados que um logótipo devidamente pensado e produzido profissionalmente? Muitas pessoas não reconhecem a importância que um bom logótipo pode ser no seu negócio/empresa, acabando por não investir o devido tempo e dinheiro na sua produção e, eventualmente, prejudicando a sua identidade.

 

Mas pense no logo da Nike, por exemplo. Surgiu imediatamente na sua mente? Isto acontece porque esse é, possivelmente, um dos melhores logótipos alguma vez produzidos: versátil, com inúmeras aplicações, reconhecido por qualquer um e que conecta imediatamente a marca Nike à nossa mente. Este é o nível de reconhecimento que todas empresas e negócios sonham em atingir.

 

 

Na prática, o que torna um logótipo num elemento tão importante para uma empresa? O conceito de “logótipo” pode ser definido como uma das representações da identidade visual da marca e que a vai permitir chegar até ao seu público-alvo e aos seus concorrentes (e sublinhamos a expressão “uma das”, pois a identidade visual de uma marca vai muito para além do seu logótipo). Assim, para que possa começar a construir o seu logótipo, é crucial que tenha o seu posicionamento, valores e objetivos bem definidos. Para além de retratar essa identidade, um logo apresenta outras funções que abordaremos de seguida.

 

1. A primeira impressão

 

O logótipo é, normalmente, o primeiro elemento visual para o qual os consumidores olham. Se este falhar, a probabilidade de tudo o resto também falhar será maior. Isto significa que tem apenas uma oportunidade para mostrar ao seu público-alvo o que tem para dar, o que demonstra o papel que este elemento desempenha no processo de compra do consumidor. Tudo gira em torno da cor, tipografia e símbolo(s).

 

2. Representação

 

O propósito de um logótipo é nada mais, nada menos, do que comunicar. Ao adotar um logótipo que representa a sua marca na perfeição, estará a comunicar a sua identidade e, consequentemente, o seu posicionamento no mercado, os valores pelos quais se guia, e/ou a sua missão e visão. Este pode ainda conter significados adicionais implícitos, através de símbolos ou cores.

 

3. Diferenciação

 

Um logótipo é como o ADN da sua empresa: é único e, a partir do momento em que o reclama como sendo seu, não poderá existir mais nenhum 100% igual. Assim, é este que o distingue da sua concorrência e que permite ao seu público-alvo reconhecer a sua marca, muitas vezes apenas através de um símbolo (como o caso da Nike, que abordámos acima). Assim, este deve ser diferenciador, mas que consiga comunicar facilmente a sua área de negócio, o tipo de produtos/serviços que vende, ou os benefícios que pode trazer a esse público.

 

4. Identificação

 

As cores e design do seu logótipo decidem se as pessoas irão ou não olhar para ele. Por exemplo, uma pessoa que procura por produtos para a pele de origem natural mais facilmente se identificará com um logótipo minimalista, de linhas finas e cores claras, pois são estes elementos que normalmente associamos a essa área de negócio. Um logótipo deve ser desenhado de forma a despertar curiosidade no seu público-alvo e, no mínimo, levá-lo olhar para ele, na esperança que desenvolva o seu interesse e o leve a realizar uma compra.

 

5. Influência

 

No seguimento do ponto 4 conseguimos ainda perceber que um logótipo determina as nossas ações perante uma marca. Se gostar, procurarei saber mais sobre esta; se não gostar, o mais provável será ignorar e nem me voltar e lembrar que a marca existe. Este leva-nos a fazer julgamentos sobre essa marca, permitindo-nos imaginar a sua personalidade (isto é, como seria ela se fosse uma pessoa).

 

6. Brand loyalty

 

Quanto mais familiarizados nos tornamos com um logótipo, maior será a nossa lealdade para com essa marca. Brand loyalty é o indicar que utilizamos para medir se os nossos consumidores são fiéis à nossa marca, algo que acontece quando sentem confiança nesta e se identificam com os seus valores, processo no qual o logo desempenha um papel crucial.

 

7. Funcionalidade

 

O logótipo é um elemento que, quando bem produzido, é versátil e funcional, podendo ser incluído em todas as suas peças de comunicação (produtos, packaging, redes sociais, etc.). Assim, conseguirá transmitir a mensagem da sua marca em todos os pontos de comunicação através de um único elemento com que o seu público-alvo se irá familiarizar ao longo do tempo.

 

 

 A sua empresa ainda não tem um logótipo? Comece hoje! A Agência Flybizz dispõe de uma equipa especializada em design gráfico que o pode ajudar. Fale connosco via telefone (+351 243 704 665), WhatsApp (+351 912 129 105) ou e-mail (geral@flybizz.net), e siga-nos no FacebookInstagram LinkedIn! Voe connosco 😊


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO