NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

7 tendências de design gráfico para 2020
07 Jan 2020

No mundo do marketing costumamos afirmar que a marca é a cara de uma empresa e ninguém quer ter uma cara pouco amigável ou que não capte a atenção das pessoas à sua volta. Desde as cores, às ilustrações e passando pela tipografia, todos estes elementos, quando interligados, vão construir uma identidade sólida e coerente para as marcas, levando a que o público-alvo se identifique com esta.

 

Tal como no artigo anterior falámos sobre tendências de marketing digital e sugerimos um leque de práticas que pode adotar para elevar o seu negócio, neste artigo seguiremos a mesma lógica, mas focada no design gráfico, para que saiba exatamente como deve exibir a sua empresa aos seus clientes e potenciais clientes.

 

1. Design 3D abstrato com textura

 

Apesar desta tendência não ser particularmente nova prevê-se que se irá intensificar ao longo deste ano. Mais do que isso, irá principalmente ser melhorada: o design será mais realista, com toques de diferentes texturas, como o vidro, plástico, papel, metal, entre outros. Na maioria das vezes, as texturas associadas ao objeto em questão não são reais, o que cria um efeito de ilusão e que irá prender facilmente a atenção dos consumidores. Mais do que ser em 3D, este tipo de design tornar-se-á cada vez mais abstrato, muitas vezes intercalado no meio do texto e com formas geométricas menos usuais.

 

3D Design by Leo Natsume

 

2. Linhas finas e minimalismo

 

Optar por uma geometria mais fina e elegante é a forma ideal de captar a atenção de forma subtil e menos extravagante. Esta tendência proporciona uma experiência mais calma e sofisticada, enquanto realça a importância que o minimalismo tem vindo a alcançar ao longo dos últimos anos. Cada vez mais as marcas preferem comunicar através de um design simplista, amigável e com cores primárias.

 

Mas o que o minimalismo realmente acrescenta à experiência entre marca-consumidor é a facilidade de interação com as interfaces, o que lhes permite encontrarem o conteúdo que procuram com muito mais rapidez. Temos visto este tipo de design ganhar terreno no digital, mas em 2020 vai também crescer nos formatos impressos. Adicionalmente, irá também transformar-se num minimalismo mais quente e acolhedor, com cores como o bege e o amarelo pálido, afugentando a sua reputação fria e sem significado.

 

Clio showcase by Jarek Ceborski

 

3. Ilustrações à medida de cada marca

 

O número de marcas que desenvolve as suas próprias ilustrações é cada vez maior, visto que lhes permite fortalecer ainda mais a sua identidade e dar um toque seu a cada ação que desenvolvem. Por sua vez, isto também fará com que os consumidores consigam reconhecer essas marcas mais facilmente cada vez que se deparam com alguma das suas peças de comunicação.

 

Com o fortalecimento da sua identidade, as marcas também geram maior sentimento de confiança. Este tipo de ilustrações oferece uma experiência mais próxima ao seu público-alvo, permitindo-lhe conectar-se com a marca a um nível mais profundo. Integrar ilustrações em todo o tipo de ações de marketing da sua empresa pode sair caro e envolver muito mais tempo de trabalho, no entanto, tendo em conta que cada vez mais pessoas compram produtos/serviços com base na marca por detrás destes, poderá ser uma boa medida a pôr em prática.

 

Hi Alfred by Piotr Kaźmierczak 

 

4. Design sustentável e branding de causas

 

Com todas as atenções viradas para os problemas ambientais, atualmente as marcas procuram formas de se diferenciarem nesta vertente, adotando práticas mais sustentáveis. Tal exige que os próprios designers adaptem o seu processo criativo e o elevem até um patamar mais inovador, o que poderá passar pela alteração dos materiais utilizados na fase de produção do produto, reutilização e reciclagem dos mesmos, escolha de tintas mais ecológicas, entre outras opções.

 

Tal como apoiam a resolução das questões climáticas, as marcas também focam a sua estratégia de marketing noutras causas. O marketing – e, por sua vez, o branding – de causas tornar-se-á ainda mais acentuado, com especial foco em campanhas ambientais e campanhas que lutam pela igualdade (de género, racial, etc.). O que irá mudar este ano será a aposta de fundos reais nas causas que defendem.

 

Healthy Beauty - sustainable brand by Aline Tepasse Bartel

 

5. Visualização live de dados

 

A quantidade de dados que as empresas analisam e que, posteriormente, comunicam para o seu público-alvo cresce a cada dia que passa, exigindo que essas mesmas ações de comunicação sejam dinâmicas, simples e que se adaptem facilmente a alterações. Para tal recorrem a animações live de dados, normalmente associadas a interfaces escuras, com cores pesadas e ilustrações abstratas, o que vai também de encontro a outras tendências de design para 2020.

 

Live streaming data by arklabco

 

6. Escrita à mão e tipografia Bold

 

Quanto maior, melhor. Esta tem sido e continuará a ser a regra no que toca à tipografia das ações de marketing, no entanto, num estilo mais humano. Os designers vão continuar a apostar em tipos de letra grandes, em bold e com efeitos artísticos cada vez mais personalizados. Ainda assim, prevê-se também uma maior aposta em estilos de letra tipo escrita à mão, que tinham perdido o seu lugar no design, mas que parecem estar a reconquistá-lo, tanto no em formato impresso como online.

 

Handwritting by Melodie Eve Pisciotti

 

7. Layouts assimétricos

 

Tendo em mente a transmissão de uma mensagem mais ousada, as marcas irão apostar mais em layouts assimétricos, que revelam algumas partes do design e omitem outras. Isto demonstra que, atualmente, os consumidores se sentem mais atraídos por ações de marketing cujo design é imperfeito e, consequentemente, mais humano. É também desta forma que surge a tendência para o design livre e abstrato.

 

Asymmetric design by Herman Haidin

 

No início deste artigo afirmámos que a identidade de uma marca se constrói com base em elementos como as cores, ilustrações ou tipografia. Apesar de termos abordado os últimos dois, apenas aprofundaremos as cores que irão marcar 2020 no artigo da próxima semana. Por isso, stay tuned!


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO