NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

28 Set 2018

Sabia que quase metade das empresas não têm estratégias de marketing digital claramente definidas?


 

Esta estatística é surpreendente, especialmente porque as estratégias de marketing digital originam retorno sobre o investimento (ROI) significativamente maior do que o marketing tradicional. Se, nos dias de hoje, não usa marketing digital provavelmente está a perder leads e oportunidades de venda.


 

Felizmente, veio ao lugar certo. Neste artigo, encontrará a receita para o sucesso do marketing digital: Os 6 componentes de marketing digital que vai querer adicionar à sua estratégia.


 

1. Otimização nos motores de busca (SEO)


 

Uma das bases fundamentais para o sucesso do marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization). O SEO refere-se a uma série de estratégias destinadas a impulsionar o seu ranking nos resultados das pesquisas online.


 

A questão que se impõe: porquê alcançar rankings superiores?


 

A verdade é que 75% das pessoas que pesquisam na internet não passam da primeira página dos resultados. Pode ter o website mais bonito do mundo, mas se este não aparecer na primeira página, a maioria das pessoas nunca o encontrará.


 

Quando o seu website chegar às primeiras páginas de resultados no motor de busca, mais leads qualificados entrarão em contacto consigo. Neste caso, leads que pesquisaram produtos ou serviços relacionados ao seu negócio. Por outras palavras, classificações de pesquisa mais altas significam mais leads, telefonemas e, consequente, lucro para a sua empresa.

Como está classificado nos motores de busca? Podemos usar várias estratégias de SEO, incluindo:


 

Criar conteúdo de qualidade que responda às perguntas de quem pesquisa;

Limpar o código do seu website e aumentar a velocidade da página;

Simplificar o design e a navegação do seu website para melhorar a experiência do utilizador (UX);

Ganhar backlinks de websites confiáveis;

Entre outros…

É importante lembrar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, por isso não espere ver os resultados da noite para o dia. Embora o SEO exija manutenção regular para manter os rankings superiores, os resultados valem o investimento.


 

Saiba mais sobre SEO

2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)

A Publicidade Pay-per-click (PPC) vulgarmente conhecida por campanhas Google Ads é uma excelente estratégia para manter uma presença nos resultados de pesquisa, enquanto estabelece rankings orgânicos com SEO.


 

Se deseja impulsionar os seus rankings rapidamente, a PPC pode começar a gerar leads qualificados para o seu website no minuto em que os seus anúncios forem publicados e é uma opção acessível para empresas na maioria das indústrias.


 

Uma das melhores partes da publicidade PPC? Paga somente quando as pessoas clicam nos seus anúncios.


 

Isso significa que evita desperdiçar dinheiro a tentar alcançar pessoas que não estão interessadas nos seus produtos ou serviços.


 

Além disso, o PPC oferece opções avançadas de segmentação que permitem que aprimore o seu público-alvo.


 

Com o PPC, pode segmentar pessoas com base em dados demográficos, localização e até mesmo o tipo de dispositivo que eles usam. Estas opções de segmentação, juntamente com a facilidade de orçamento, tornam o PPC um componente valioso do marketing digital bem sucedido.


 

Saiba mais sobre PPC e Google Ads

3. Web design


 

Não basta apenas levar clientes ao seu website, este deve deixar uma primeira impressão positiva através do seu design, usabilidade e performance. Aproximadamente 95% da primeira impressão de uma pessoa está relacionada ao design do website, por isso é um fator crucial no seu plano de marketing online.


 

Se o seu website parece ter saído dos anos 90 ou demora uma eternidade para ser carregado, é provável que ele envie os seus visitantes de volta para os motores de busca.


 

Para manter as pessoas interessadas e a interagir com o seu website, precisa de implementar um design personalizado que reflita a sua marca e torne mais fácil para as pessoas encontrarem as informações que precisam.

Além de garantir que o seu website carrega em alta velocidade, precisa também de otimizar a sua navegação para melhorar a experiência do utilizador e facilitar o contacto dos leads com a sua empresa.


 

Não está satisfeito com o seu website atual? A Agência Flybizz pode ajudar. Contacte-nos.


 

A nossa equipa de web design e desenvolvimento é especializada na criação de websites que geram bons resultados para os nossos clientes. Todos os nossos designs são responsivos para dispositivos móveis, por isso o seu website irá ter um bom desempenho, independentemente do dispositivo usado quando alguém visita o seu website.


 

Saiba mais sobre Web Design

4. Marketing de Conteúdo

Para melhorar o seu ranking nos motores de busca e ajudar os potenciais clientes a conhecer melhor a sua empresa, precisa de incorporar o conteúdo à sua estratégia de marketing digital. Se pretende ganhar mais leads e lucro, o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia, pois origina três vezes mais leads do que o marketing tradicional.


 

A qualidade do conteúdo é um componente essencial para a implementação desta estratégia de marketing. A qualidade rege-se, não só pelo interesse do assunto, como segmentar palavras-chave relacionadas à sua empresa e integrar as perguntas feitas por quem pesquisa, o que, por sua vez, ajuda-o a alcançar classificações mais altas.


 

Ao criar conteúdo, é importante pensar na qualidade e profundidade. O seu conteúdo responde efetivamente às perguntas de quem pesquisa ou deixa as perguntas por responder? Inclui “calls to action” (CTAs) que orientam claramente os leitores a dar o próximo passo?


 

Pensar nestas perguntas ajudará a criar conteúdo que não só o colocará nos primeiros resultados dos motores de busca, mas também fornecerá aos visitantes do website as informações necessárias para que eles tomem as próximas etapas com a sua empresa.


 

Saiba mais sobre Marketing de Conteúdos

5. Marketing nas redes sociais


 

Uns incríveis 2,3 billiões de pessoas usam as redes sociais, tornando-se um valioso componente de marketing digital.


 

As redes sociais permitem que interaja não só com clientes atuais, como potenciais clientes. Se um cliente ou alguém interessado no seu produto ou serviço tiver dúvidas sobre os seus produtos e serviços, estes poderão perguntar diretamente pelo chat e facilitar assim a comunicação entre empresa e cliente.


 

Além disso, a análise das redes sociais permite que descubra tendências e insights importantes sobre os pensamentos e as opiniões dos consumidores relacionados à sua marca, indústria, produtos, serviços e até mesmo aos seus concorrentes. Pode usar essas informações para criar outras estratégias mais eficientes. Por exemplo, se recebe muitas perguntas ou tem um indicador de conversas frequentes sobre um produto específico, é possível criar conteúdo no seu website (talvez até mesmo um vídeo de explicação) para minimizar com dificuldade.

A maioria das plataformas sociais também permitem que se façam anúncios pagos, de forma a segmentar e alcançar os seus clientes que pretendem.


 

A rede social é também uma valiosa ferramenta de atendimento ao cliente.


 

Nos dias de hoje, 70% das pessoas já usam as redes sociais para atendimento ao cliente, seja para fazer uma pergunta ou falar sobre um produto específico ou serviço.


 

Maximize a eficácia das suas redes sociais respondendo aos comentários de maneira oportuna, para que os seus seguidores se sintam vistos e valorizados. Por fim, isso ajudará a estabelecer confiança com o seu público e incentivá-lo a tornar-se fiel.


 

Saiba mais sobre as valias das redes sociais

6. Email marketing

Outro componente do marketing digital de sucesso é o email marketing que pode render cerca de 44€ por cada euro investido – um ROI de 4400%.


 

Quando as pessoas aceitam receber os seus emails, fica com a indicação de que estes clientes estão interessados nos produtos e serviços que oferece. O email marketing é uma ótima estratégia de estimulação de leads, pois permite que acompanhe potenciais clientes e envie informações personalizadas sobre produtos ou serviços que lhes interessam.


 

Usando segmentação, pode personalizar os seus e-mails com base nas necessidades e interesses dos inscritos e fornecer conteúdo que lhes possa interessar.


 

Uma das melhores partes?


 

Pode automatizar a sua estratégia de e-mail para enviar e-mails aos seus clientes quando estes se inscreverem, depois da compra ou quando realizarem uma ação específica no seu website. Esta é uma ótima maneira de tornar o seu marketing mais inteligente e permitir que se concentre em gerir a sua empresa.