NOTÍCIAS

/ NOTÍCIAS

5 dicas de marketing digital Flybizz para 2020
02 Jan 2020

No mundo do marketing digital, o ano de 2020 está no caminho certo para ser uma balança perfeitamente equilibrada entre tecnologia e humanização. Apesar de parecerem duas características contraditórias é a combinação entre ambas que vai permitir às empresas irem exatamente de encontro ao que o consumidor procura e, consequentemente, ganharem a sua confiança.

 

E porque, nesta altura do ano, somos constantemente bombardeados com notícias sobre as tendências de marketing digital para 2020, a agência Flybizz decidiu ir mais longe e trazer-lhe algo que se tornará ainda mais útil: as dicas de marketing digital Flybizz que em 2020 lhe vão trazer os melhores resultados.

 

1. Invista em inteligência artificial que o ajude a apostar no envolvimento do seu público

Gestão de clientes

“Mas isso é caro” é o que estará provavelmente a pensar. Quando falamos em investir em inteligência artificial não sugerimos que compre um robô real que fala e faz tudo na sua empresa. A ideia é que aposte noutras opções mais simples e que podem facilitar não só o seu trabalho, como toda a experiência do consumidor com a sua marca.

 

Por exemplo, apostar num software de gestão de clientes (software CRM) permitir-lhe-á reunir toda a informação sobre os seus clientes numa única base de dados, que é regularmente atualizada, segmentada e alimentada. Na prática, este sistema vai otimizar os seus recursos, dar-lhe mais controlo e, acima de tudo, poupar-lhe tempo – tempo este que será então dedicado a esses clientes.

 

É por todas estas vantagens que se prevê que o CRM irá evoluir no próximo ano, trazendo maior relevância ao marketing conversacional – isto é, à comunicação com o público-alvo em tempo real. Seja através de e-mail ou das redes sociais, o que importa é que esteja constantemente envolvido com as pessoas que o seguem, pois isto irá não só fazer com que estas sintam que estão a ser ouvidas, como também agilizar uma possível compra.

 

Ficou curioso, mas não sabe onde procurar mais informação sobre o software? A agência Flybizz também fez isso por si (ver aqui).

 

2. Crie uma comunidade junto dos seus consumidores

Gestão de redes sociais

Ainda em linha com a dica abordada anteriormente, segundo a Marketeer prevê-se que a tendência para a criação de espaços virtuais de diálogo entre marca-público se mantenha em 2020, mas com novas adaptações, essencialmente graças às redes sociais. Os consumidores exigem uma relação com a marca cada vez mais personalizada e emotiva e é por isso imprescindível que a sua empresa faça parte destas redes, onde poderá construir as relações de confiança que falávamos.

 

Será uma boa ideia apostar em chats privados – como o Whatsapp -, que têm vindo a atuar como uma adaptação do e-mail e que fazem hoje parte do dia a dia de praticamente toda a gente. As vantagens destes espaços virtuais é que, a cada dia que passa, se ligam cada vez mais entre si, o que leva a que o marketing omnicanal ganhe cada vez mais terreno.

 

No entanto é essencial relembrar que estes consumidores valorizam marcas que mantêm o contacto não só online, mas também offline, o que reforça a necessidade da sua empresa estar em todo o lado, todos os dias e a todas as horas.

 


3. Aposte nas pesquisas visuais e por voz

Pesquisa por voz

Se quer ver o seu negócio continuar a crescer no próximo ano então tem mesmo que incluir as pesquisas visuais no seu website. Este tipo de pesquisa permite aos consumidores fazerem um screenshot de um artigo que encontraram pela Internet e posteriormente procurá-lo nos catálogos de lojas online. Basta essa loja dispor de um motor de pesquisa visual, em que a pessoa carrega a sua imagem e, com apenas um click, está feito.

 

O Pinterest já dispõe da ferramenta Pinterest Lens, que tem vindo a melhorar os lucros para muitas empresas de e-commerce. Mas não se esqueça que não basta ter a funcionalidade para que tudo melhore; é necessário manter os seus catálogos organizados e atualizados, bem como otimizar o seu SEO para imagens (e se tem dificuldades neste último ponto, a agência Flybizz também pode ajudar).

 

Apesar desta tendência estar para crescer em 2020 sugerimos que a complemente com um outro tipo de pesquisa que tem vindo a dominar o marketing digital: a pesquisa por voz. Não é novidade que, cada vez mais, as pessoas tentam simplificar ao máximo todo o processo de procura de informação, optando por soluções que lhes poupem tempo no seu dia a dia. É por esta razão que as pesquisas através da fala vão continuar a ser tendência no próximo ano, no entanto, irá também muito para além disto, visto que os consumidores também têm vindo a dar prioridade a conteúdos sonoros.

 

A simples integração de um botão “play” no seu website que permite ao seu público ouvir os seus conteúdos (em vez de ler), ou a criação de um podcast relacionado com temas relevantes para a sua área de negócio poderá ajudá-lo a ampliar a notoriedade da sua marca de forma orgânica. Por sua vez, a otimização deste tipo de pesquisas permitir-lhe-á fazer parte daquilo a que chamamos os micro-momentos na vida dos seus potenciais clientes, isto é, as frações de segundos em que estes pesquisam informação instantaneamente e onde quer que estejam, e que o fazem olhar para a sua marca como aquela que irá atender da melhor forma as suas necessidades. Por isso, não se esqueça não só de incluir ambos os tipos de pesquisas, como também de produzir conteúdos que antecipem estes momentos.

 

4. Entenda os sentimentos do seu público

Conteúdos

Com o auxílio da inteligência artificial – especificamente através de técnicas de Processamento da Linguagem Natural (PLN) e de machine learning -, já é possível analisar o sentimento despertado pelos seus conteúdos no seu público-alvo. Estes sistemas atribuem uma pontuação de sentimentos aos comentários deixados pelos consumidores nas suas publicações, o que lhe permite classificá-los como positivos, negativos ou neutros.

 

Esta articulação entre tecnologia e sentimentos vai ajudá-lo a otimizar constantemente os seus conteúdos, pois irá descobrir aquilo que realmente desperta o interesse do seu público. Neste domínio sugerimos ainda que alimente a sua página de Linkedin, pois esta é a uma rede social que apesar de estar direcionada para relações mais formais, é onde as empresas podem mostrar o seu “outro lado” e criar uma linha de comunicação baseada na humanização e que aproximará o seu público. Conte histórias, seja transparente em relação ao ambiente de trabalho que os seus colaboradores vivem e verá a sua notoriedade crescer substancialmente.

 

5. Valorize a privacidade do consumidor e seja transparente

Ecommerce seguro

A última grande dica que a agência Flybizz lhe pode deixar – e, sem dúvida, uma das mais importantes – é que faça da privacidade dos seus consumidores a sua prioridade. Com todos os novos regulamentos sobre a proteção de dados que têm surgido torna-se crucial que as marcas deem especial atenção à forma como tratam as informações de outras pessoas, não pondo em causa a sua segurança.

 

Por fim destacamos que não deve ser apenas transparente face ao ambiente de trabalho que se vive na sua empresa, mas sim em relação a tudo. Se os seus conteúdos forem honestos irá não só evitar problemas legais, como também prenderá o seu público e criará com este relações baseadas na confiança. Grite ao mundo aquilo que defende e o seu propósito, dê atenção aos seus consumidores e responda com sinceridade, não foque o seu discurso em si, mas sim naqueles que o seguem. Uma empresa transparente é sinónimo de uma empresa de confiança.


CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES

ESTAMOS A UM E-MAIL DE DISTÂNCIA. SEMPRE QUE NECESSITAR DE ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA OU QUESTÃO UTILIZE O FORMULÁRIO DE MENSAGEM PARA NOS CONTACTAR.

FORMULÁRIO