NEWS

/ NEWS

05 Ago 2020

2020 é o ano em que o vídeo desempenha um papel crucial na vida de todos nós, hoje mais do que nunca. Pense na última vez em que assistiu a um vídeo: há 5 minutos atrás no trabalho? Há 1 hora nos transportes públicos? Ontem à noite antes de adormecer? Dificilmente passamos muito tempo sem consumir conteúdos neste formato, essencialmente, as gerações mais novas. Mas até os mais velhos já se deixaram levar pelo poder de plataformas como o Youtube ou até o TikTok.

 

Assim, significa que, para as marcas, é cada vez mais importante apostarem em conteúdo de vídeo. São várias aquelas que têm posto a sua criatividade a ferver e têm produzido vídeos fora da caixa. Este é um dos fatores que tem maior impacto no desenvolvimento da notoriedade de marca, levando muitos consumidores a optarem por uma marca criativa em detrimento de uma marca banal. Esta é a prova de que, apesar de o vídeo já estar presente nas nossas vidas há vários anos, este está constantemente a evoluir e a acompanhar os desejos dos consumidores.

 

Então, o que podemos esperar do consumo de vídeo ainda em 2020? As 4 tendências seguintes apontadas pelo HubSpot vão mostrar-lhe porquê e como deve incluir conteúdo de vídeo na sua estratégia de marketing.

 

1. Ver vídeos para fugir à realidade do dia-a-dia

 

A necessidade de aliviar o stress constante do dia-a-dia não desapareceu, apenas passou a ser solucionada pelos vídeos online, em vez das novelas de televisão. Enquanto no passado, os nossos avós ligavam a TV para se distraírem, hoje, os Millennials e a Geração Z abrem o Youtube e assistem a vídeos que não os relembrem dos problemas com que lidam no trabalho ou na escola.

 

Isto não significa que todo o seu conteúdo enquanto empresa tenha que relaxar os utilizadores ou fazê-lo rir. No entanto, é importante ter em conta que, apesar de educativos ou informativos, os seus vídeos podem também ser intrigantes e despertar curiosidade nos consumidores.

 

2. Ver vídeos para aprender mais sobre temas do seu interesse

 

Os utilizadores do Youtube não optam apenas por vídeos relaxantes, mas também por conteúdo educativo, que lhes permita adquirir novos conhecimentos, essencialmente das suas áreas de interesse, hobbies, trabalho ou causas sociais. As pessoas com interesse na sua área de negócio são quem tem maior probabilidade de assistir aos seus vídeos, logo, é nestas que tem que pensar aquando da sua produção.

 

O segredo? Definir a sua buyer persona e segmentar a sua audiência em função dessa pessoa. Isto vai ajudá-lo a perceber que tipo de vídeos tem que produzir e como conseguirá chegar mais facilmente a essa audiência.

 

3. Ver vídeos mais longos

 

Geralmente, a Geração Z tem um espetro de atenção para conteúdos online mais curto do que os Millennials, no entanto, o mesmo não acontece com os vídeos. A tendência é que as novas gerações assistam a vídeos cada vez mais longos, de temas do seu interesse e que despertem a sua atenção. Estas são estatísticas cruciais para as marcas, pois ajudam-nas a definir o tempo de duração dos seus vídeos.

 

A parte mais importante de um vídeo é o início, o que significa que as marcas têm apenas meros segundos para conseguir captar a atenção dos utilizadores. O truque está em conseguir que esses segundos iniciais sejam tão cativantes ao ponto de levarem os utilizadores a quererem assistir a um vídeo de 5, 10 ou até 15 minutos, não esquecendo de manter a “chama” acesa ao longo de todo o conteúdo.

 

4. Ver vídeos para confiar nas marcas

 

Enquanto até há uns anos confiávamos nas marcas maioritariamente em função das reviews de consumidores, dos seus websites ou até dos seu anúncios publicitários, hoje, a nossa confiança poderá ser estabelecida em função dos seus vídeos. Mais facilmente procuramos saber mais sobre um produto através de um vídeo, estando este formato cada vez mais incluído na fase de pesquisa dos consumidores.

 

Pronto para começar a incluir os vídeos na sua estratégia de marketing? Estes são o presente e o futuro de marcas bem-sucedidas. Preencha o formulário abaixo e saiba mais informações!


CONTACT US FOR MORE INFORMATION

WE ARE A DISTANCE EMAIL. WHENEVER YOU NEED TO CLAIM ANY QUESTIONS OR QUESTIONS USE THE MESSAGE FORM TO CONTACT US.

FORM