NEWS

/ NEWS

24 Jun 2020

Tem uma loja física e não tem a certeza se deve criar também uma loja online? Então este artigo é para si. Esta é uma situação com que muitos retalhistas se deparam e o que aconselhamos é que continue desse lado e perceba as grandes diferenças entre a venda de produtos online e a venda presencial.

 

E-commerce Vs. Retalho

 

O que têm em comum? Tanto as lojas online como as lojas físicas envolvem a venda de um ou mais produtos, de uma empresa para um indivíduo ou para outra empresa. A diferença entre estes está na experiência do consumidor/cliente: enquanto no retalho esses produtos são vendidos pessoalmente, diretamente de pessoa para pessoa, numa loja online, o processo de venda envolve uma transação através da Internet. Na prática, como difere essa experiência do consumidor/cliente do e-commerce para a compra presencial? Vejamos de seguida as principais vantagens e desvantagens de ambos.

 

1. Possibilidade de compra

 

Se olharmos para a dia-a-dia dos nossos pais ou avós há 30 anos atrás percebemos que os horários que praticavam eram, possivelmente, bastante distintos dos nossos. A novas gerações já não se preocupam em jantar todos os dias à mesma hora, ou se tomam o pequeno-almoço à hora de almoço, ou até se trabalham de noite e dormem durante o dia.

 

Isto significa que os seus horários de compra também se alteraram. Os millenials ou a geração Z compram produtos quando querem, exigindo que as empresas estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esta é a grande vantagem das lojas online face às lojas físicas, que têm um horário predefinido.

 

2. Interação com o produto

 

Em contraposição, as lojas online não permitem uma interação real com o produto, sendo que apenas conseguimos determinar se aquele produto é realmente o que necessitamos através de imagens e/ou vídeos. Pelo contrário, quando nos deslocamos a uma loja presencial, conseguimos tocar e experimentar o produto, tomando uma melhor decisão de compra.

 

Atualmente, muitas empresas já apostam em imagens 360º, para que o consumidor possa comprar os seus produtos no conforto da sua casa, sempre que quiser, e tendo a certeza que está a tomar a decisão correta.

 

3. Serviço de apoio ao cliente

 

O retalho tem mais uma vantagem face ao online: permite que comuniquemos diretamente com um funcionário caso necessitemos de ajuda. Esta é razão pela qual o apoio ao cliente online é um fator crucial para os consumidores, que priorizam marcas e empresas que conseguem dar um apoio rápido e eficaz via telefone ou internet. A aposta em chatbots é outra tendência atual, permitindo ter um live chat que comunica a qualquer hora com estes.

 

4. Tempo e deslocação

 

Novamente, para os millenials ou para a geração Z, tempo é dinheiro. Isto explica o porquê de as vendas online terem crescido exponencialmente nos últimos anos, e só têm tendência para continuar a crescer. O facto de não termos que sair de casa e deslocar-nos até uma loja é uma grande vantagem do e-commerce face ao retalho. Poupamos tempo e mantemo-nos confortáveis.

 

Adicionalmente, todo o processo de procura de um produto num espaço comercial, bem como, a comparação de preços e quantidades, torna as lojas online numa opção mais simpática. Num único dispositivo conseguimos pesquisar produtos iguais em lojas diferentes, estabelecer comparações e tomar uma decisão final mais rápida.

 

5. Entrega do produto

 

Este é possivelmente o fator que poderá condicionar a decisão de comprar online vs. comprar presencialmente. O tempo de entrega do produto na nossa morada pode ser longo, levando muitas pessoas a optarem por se deslocar até à loja. No entanto, este é um obstáculo que pode ser ultrapassado se as empresas apostarem num serviço de distribuição com entrega no dia seguinte à compra, ou até no próprio dia.

 

Porquê E-commerce?

 

Como vimos, apesar de as lojas online também apresentarem desvantagens, estas podem ser facilmente contornadas. Atualmente, é crucial que as lojas físicas complementem o seu funil de vendas com o e-commerce, para que possam estar presentes em todos os touchpoints com o consumidor/cliente. Se ainda não está convencido mostramos-lhe 5 estatísticas que provam que deve começar já hoje a criar a sua loja online.

  • Até ao ano 2040, cerca de 95% das compras serão facilitadas pelo e-commerce (Nasdaq);

  • É esperado que as vendas através de e-commerce atinjam 4.2 triliões de dólares até ao final de 2020 (Statista);

  •  Em 2020 existem cerca de 2.05 mil milhões de consumidores online (Oberlo);

  • 75% das pessoas compram online pelo menos uma vez por mês (Statista);

  • 63% das jornadas de compram começam online (Think With Google).

 

Se ainda assim não ficou convencido de que necessita de uma loja online, fale com a Agência Flybizz e apresentamos-lhe um projeto pensado à sua medida e que irá dar resposta a todas as suas necessidades e dos seus consumidores/clientes, aumentando as suas taxas de conversão. Estamos sempre disponíveis via telefone (+351 243 704 665), WhatsApp (+351 912 129 105) ou e-mail (geral@flybizz.net), e no FacebookInstagram LinkedIn! Voe connosco 😊


CONTACT US FOR MORE INFORMATION

WE ARE A DISTANCE EMAIL. WHENEVER YOU NEED TO CLAIM ANY QUESTIONS OR QUESTIONS USE THE MESSAGE FORM TO CONTACT US.

FORM