NEWS

/ NEWS

08 Jul 2020

Criamos um website, colocamo-lo online e esperamos pacientemente que as pessoas comecem a visitá-lo, sendo que, muitas vezes, essas visitas nunca chegam. Revê-se nesta situação? Tal acontece porque possivelmente não conhece o conceito de “tráfego orgânico” e, consequentemente, não sabe que existem várias guidelines que devemos seguir para atrair mais visitantes para o nosso website.

 

Mas o que é isto do tráfego orgânico? Contrariamente ao tráfego que pode atrair para o seu website através de anúncios pagos – aquele a que chamamos de tráfego pago -, o tráfego orgânico é espontâneo e grátis. Todos os visitantes do seu site que decidiram clicar neste sem serem influenciados por publicidade paga são visitantes orgânicos. Não podemos desvalorizar o tráfego pago, pois é este que permite à grande maioria das empresas alcançar altos níveis de notoriedade e aumentarem as suas vendas, no entanto, valores mais elevados de tráfego orgânico refletem que o conteúdo que produz é cativante e que atrai o seu público-alvo. Pode ler mais sobre a distinção entre tráfego orgânico e tráfego pago na nossa notícia O que é o Google Ads e como funciona.

 

Conheça agora as nossas 8 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu website e começar a ver os resultados deste dispararem!

 

1. Crie um blogue

 

Conteúdo de qualidade é a chave do sucesso de qualquer empresa. Uma das melhoras formas de produzir o conteúdo certo para o seu público-alvo e, simultaneamente, posicionar-se nos melhores lugares dos motores de pesquisas é criar um blogue. Alimente-o com notícias sobre temas atuais e relevantes, tendo sempre em mente para quem está a escrever e o sobre que temas essas pessoas desejam ler. Assim, quando estas pesquisam porque palavras-chave que a sua empresa incluiu nessas notícias, irão deparar-se com os seus conteúdos, trazendo-lhe novos leads com qualidade.

 

Criar um blogue requer constante produção e revisão de conteúdos. Se mantiver este hábito, os motores de pesquisa irão reconhecer o seu site como autoritário e de confiança, posicionando-o em melhores lugares nos resultados de pesquisa. Um blogue permite-lhe ainda fornecer mais informação aos seus visitantes para além da que estes encontram nas restantes páginas, oferecendo uma excelente oportunidade para falar mais detalhadamente sobre os seus produtos/serviços e como a sua empresa poderá ajudar um potencial cliente a satisfazer a sua necessidade.

 

2. Integre as palavras-chave corretas no seu conteúdo

 

A escolha das palavras-chave corretas é um dos fatores mais importantes para atrair tráfego orgânico – senão mesmo o mais importante. Apenas utilizando as palavras pelas quais as pessoas pesquisam no Google e restantes motores de pesquisa conseguiremos apresentar-lhes o nosso conteúdo.

 

O erro que muitas pessoas cometem está na escolha de palavras-chave com muitos cliques, acreditando que este é o único indicador que importa. Infelizmente, não é. É crucial analisarmos não apenas os cliques dessas palavras, mas também o volume de concorrência. De nada nos serve apostar em palavras pelas quais teremos de competir com praticamente todas as empresas da nossa área de negócio. O truque está em encontrar keywords com grandes volumes de pesquisa, mas com baixa concorrência. Outra opção será apostar em palavras-chave de cauda longa, isto é, palavras-chave compridas (mais de 3 palavras) e muito específicas do seu nicho de mercado, e assim garante que as pessoas certas irão chegar até ao seu website.

 

E como encontrar as palavras-chave certas? Em plataformas de análise de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, que não só lhe fornece previsões do desempenho das palavras-chave que selecionou, como também o ajuda a encontrar novas palavras-chave em função da sua área de negócio.

 

3. Foque-se no título e na meta descrição

 

O título e a meta descrição das páginas do seu website são os dois primeiros elementos que atraem o olhar de potenciais consumidores/clientes nos motores de pesquisa. De uma forma muito simples, estes podem ser a razão pela qual as pessoas clicam no seu site, mas também aquela pela qual estas saltam à frente.

 

(imagem)

 

Um bom título será curto, atrativo e direto ao assunto. Tem que resumir da melhor forma possível e em poucas palavras o conteúdo daquela página, não esquecendo de incluir a sua palavra-chave principal neste. Torne-o divertido e cativante por forma a encorajar cliques.

 

Por sua vez, uma boa meta descrição será mais extensa que o título, mas, ainda assim, o mais sucinta possível, integrando outras palavras-chave também relevantes para aquela página. O elemento perfeito e que lhe trará sucesso é a coerência entre título, meta descrição e conteúdo da página.

 

4. Partilhe o seu website nas redes sociais

 

Todas as dicas que apresentámos até agora fazem parte do desenvolvimento de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization - Otimização dos Motores de Pesquisa), mas o SEO não é o único fator a ter conta no que toca a atrair tráfego orgânico. Atualmente, as redes sociais constituem um dos hot spots deste tipo de tráfego, com 3.5 mil milhões de utilizadores diários – o equivalente a 45% da população mundial.

 

Uma estratégia de social media marketing bem estruturada é sinónimo de ter as pessoas certas a visitarem o seu website e a transformarem-se em novos consumidores/clientes. Como? Utilize o link do site na descrição do seu perfil de Instagram ou partilhe as notícias do seu blogue. Não só atrairá novos visitantes, como também aumenta a probabilidade dos seus seguidores partilharem os seus conteúdos e trazerem ainda mais visitantes.

 

5. Incentive os backlinks

 

Backlinks são links para o seu website que provêm de websites exteriores e que catapultam a sua autoridade nos motores de pesquisa. Na prática, se o seu site possuir muitos backlinks, o motores de pesquisa assumem que o seu conteúdo é relevante e atual, fornecendo-lhe uma melhor classificação, o que, consequentemente, o coloca em lugares superiores nos resultados de pesquisa. Por outro lado, quando alguém escolhe incluir no seu website o site da sua empresa está a incentivar os visitantes a visitarem também o seu website.

 

Como atrair backlinks? Como sempre, o segredo está na produção de conteúdo relevante e relacionado com a sua indústria. Também aqui, a criação de um blogue se torna importante, pois ajuda a atrair backlinks. Os blogues permitem-lhe: partilhar conteúdo nas redes sociais, escrever sobre os mais variados temas, apostar nas palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e ainda partilhar conteúdo através de newsletters e outros formatos de e-mail marketing.

 

6. Otimize conteúdos antigos constantemente

 

A base do sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo está na atualização e constante otimização desse conteúdo. Criar um blogue e escrever uma notícia por semana não significa escrever esse conteúdo uma vez e deixá-lo assim para sempre. É crucial revermos artigos antigos, atualizarmos informação e retirarmos aquela que pode até já nem fazer sentido. É isto que vai mostrar aos motores de pesquisa que o seu website está constantemente atualizado e que a sua empresa se preocupa em oferecer conteúdo de qualidade aos utilizadores. Tenha em atenção informação como datas, estatísticas, factos desatualizados e até a estrutura da página, que pode já não ir ao encontro do que o utilizador procura.

 

7. Pense nas pessoas, não nos motores de pesquisa

 

Pode parecer confuso, mas apesar de serem os motores de pesquisa a determinar o ranking dos websites nos resultados de pesquisa, estes fazem-no em função do que os utilizadores procuram e daquilo que estes desejam ver e ler. Assim, quando otimizar o seu website, lembre-se de o fazer para as pessoas, e não para os motores de pesquisa. Humanize a escrita e toda a sua comunicação, nunca esquecendo que do outro lado do ecrã estão seres humanos e são estes quem compram (ou não) os seus produtos/serviços. Ao criar uma conexão com estes, estes permanecem mais tempo no seu website, elevando a sua classificação e atraindo mais tráfego orgânico.

 

O tráfego orgânico é o melhor tipo de tráfego que pode obter. Por mais leads que os anúncios e promoções lhe possam trazer, não existe melhor sensação do que olhar para os seus resultados e perceber que o seu conteúdo atraiu todas aquelas pessoas.

 

Se não sabe por onde começar, fale com a Agência Flybizz e comece a pôr estas dicas e outras que temos para si em prática! Guarde o seu tempo para as tarefas que realmente requerem a sua atenção e deixe o desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital connosco.


CONTACT US FOR MORE INFORMATION

WE ARE A DISTANCE EMAIL. WHENEVER YOU NEED TO CLAIM ANY QUESTIONS OR QUESTIONS USE THE MESSAGE FORM TO CONTACT US.

FORM