NEWS

/ NEWS

30 Jul 2020

É certo que uma loja online otimizada lhe trará novos visitantes e irá melhorar a experiência com a sua marca, aumentando, assim, a taxa de conversão. Mas como pode realizar essa otimização? Conheça os 5 passos que deve dar e comece hoje a voar connosco!

 

1. Proporcione uma navegação simples e intuitiva

 

Usabilidade é a palavra-chave quando se fala não apenas em lojas online, mas em qualquer tipo de website. Ninguém vai comprar os seus produtos se não os conseguir encontrar no seu site, ou se o processo de procura por estes for demasiado complexo e demorado. Lembre-se que tempo é dinheiro.

 

Criar um menu organizado é o ponto de partida. Crie categorias e facilite a procura por produtos específicos. Depois, inclua botões que facilitem a transição entre páginas, indicando sempre ao visitante em que página este se encontra em cada momento da sua jornada. Um website com uma excelente usabilidade não só aumenta a probabilidade de um visitante realizar uma compra, como também estará melhor posicionado nos motores de pesquisa, sendo este um dos mais importantes fatores para ter um excelente SEO.

 

2. Otimize os seus produtos com palavras-chave

 

Palavras-chave são o elemento mais básico e, possivelmente, também o mais importante de uma estratégia de SEO. No que toca a um website de e-commerce, estas são cruciais pois ajudam-no a posicionar os seus produtos nos motores de pesquisa e, consequentemente, estes estarão melhor posicionados para os termos de pesquisa que definiu. Assim, a probabilidade de as pessoas certas e que procuram pelos seus produtos entrarem no seu site e realizarem uma compra será muito maior.

 

Apostar numa boa estratégia de keywords passa por perceber as tendências de pesquisa dos produtos da sua indústria, ou seja, perceber quais os termos pelos os quais as pessoas pesquisam quando querem comprar produtos como os seus. Depois, inclua esses mesmos termos nos títulos e descrições dos seus produtos.

 

3. Aposte em listagens de produtos criativas

 

Pense em cada um dos seus produtos como um produto único e crie descrições fora da caixa para cada um deles. Mais do que atrair os visitantes certos para a sua loja online, importa conseguir convertê-los, e o desafio está exatamente aqui. Copiar e colar uma descrição standard em todos os seus produtos com certeza não o ajudará a superar este desafio.

 

Não se esqueça de que não basta ser criativo. Seja descritivo (q.b.) e explique todas as funcionalidades dos produtos, para que as pessoas saibam exatamente o que podem ganhar com a compra destes. Adicionalmente, foque-se na parte visual e crie uma experiência o mais real possível, com imagens e vídeos de alta qualidade (se possível, imagens 360º).

 

4. Crie um blogue

 

Se utilizar as palavras-chave certas e ter uma excelente usabilidade já podem ajudar a catapultar o seu website de e-commerce, imagine se tiver um blogue, onde pode reforçar essas mesmas palavras-chave falando sobre os seus produtos e expondo a sua utilidade prática. Entre comprar um frigorífico num loja online “normal”, ou comprar um frigorífico numa loja online que tem um artigo sobre as vantagens de comprar esse mesmo frigorífico, o mais provável é as pessoas optarem pelo segundo.

 

Para além de ajudarem ainda mais no posicionamento do seu site nos motores de pesquisa, um blogue ajuda-o a demonstrar o seu conhecimento técnico e confere à sua loja maior credibilidade. E se o seu conteúdo for interessante pode ainda ser referenciado por outros websites, aumentando o tráfego para a sua loja online.

 

5. Incentive as reviews na loja online

 

Pense na sua própria experiência de compra online: tem por hábito ler as reviews das outras pessoas antes de comprar um produto? Possivelmente sim, tal como a grande maioria das pessoas. As reviews ajudam a desenvolver a confiança entre a empresa e um potencial comprador. Tal como no exemplo anterior do frigorífico, se o seu produto tiver reviews positivas e o da concorrência não tiver nenhum feedback, por qual é que as pessoas irão optar?

 

O otimização de um website de e-commerce é um processo contínuo, pelo que deve ter sempre em mente as dicas que abordámos. Reveja continuamente as páginas dos seus produtos, atualize imagens e descrições e esteja sempre a par das tendências de pesquisa. E se necessita de ajuda, já sabe com quem contar 😊

 

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre otimização de lojas online!


CONTACT US FOR MORE INFORMATION

WE ARE A DISTANCE EMAIL. WHENEVER YOU NEED TO CLAIM ANY QUESTIONS OR QUESTIONS USE THE MESSAGE FORM TO CONTACT US.

FORM